Conheça 3 estratégias de organização para empreendedores de Franquias


Desenvolva novas habilidades e priorize seu tempo



Junto com a escolha de empreender, habilidades como organização e disciplina se tornam necessárias. Muitas vezes, você terá que realizar tarefas simultâneas, e para não se perder e tornar o seu dia a dia mais fácil, alguns métodos podem ajudar! No post de hoje, confira 3 estratégias de organização para empreendedores de Franquias:

 

1- Gerencie o tempo e priorize tarefas

 

Você tem a sensação de que está sempre perdido entre suas responsabilidades? A ferramenta Matriz de Eisenhower pode te auxiliar na hora de priorizar suas tarefas, e consequentemente, gerenciar o seu tempo de maneira mais eficiente. 

 

“O que é importante raramente é urgente e o que é urgente raramente é importante.” – Dwight Eisenhower, 34º Presidente Americano

 

A matriz funciona com as classificações importante e urgente em quatro partes: importante e urgente (aquilo que é prioridade); importante e não urgente (pode ser feito no médio prazo); urgente e não importante (o que pode ser feito por outra pessoa); não importante e não urgente (pode ser pensado depois). 

 

Assim, as suas tarefas são distribuídas nestes quatro grupos e recebem um valor de 1 a 4 baseado em sua prioridade, sendo 1 importante e urgente, e 4 não importante e não urgente. Desta forma, você prioriza suas atividades mais importantes no momento, e não corre o risco de perder tempo com coisas que podem ser feitas em outra ocasião.


2- Utilize ferramentas

 

As ferramentas de gestão de tarefas, assim como a Matriz de Eisenhower, servem para te ajudar a definir prioridades e organizar a sua rotina de forma eficiente. Conheça as principais:

 

Trello 

O Trello é uma das ferramentas de organização mais utilizadas no mundo. Suas funcionalidades podem ser utilizadas tanto na sua vida pessoal como na profissional, em tarefas específicas ou na organização de responsabilidades fixas. Pelo Trello, você cria um checklist e pode separar as tarefas entre “a fazer”, “fazendo” e “feito” de uma forma visual, agilizando o processo. Além disso, pode ser usado no computador e no celular.

 

Quire 

A ferramenta Quire apresenta um visual simples e prático, capaz de tornar as suas tarefas muito mais simples de concluir. Ele mostra os detalhes de suas atividades em uma coluna lateral, onde você pode marcar os itens como finalizados e eliminá-los da lista. É possível ainda inserir anexos, inclusive do Google Drive, adicionar agendas, e muito mais! Está disponível para desktop e app.

 

Asana

O Asana é uma ótima ferramenta para organizar tarefas em equipe. Perfeita para gerenciar tarefas e projetos, possui chat, calendário com visão geral, listas de atividades que podem ser organizadas também por meio de quadros e fórum de discussão. O chat colaborativo é um grande diferencial, pois facilita a comunicação direta e rápida, sem perder tempo com envios de e-mail. A ferramenta também possui versão para smartphones.

 

 

3- Agenda on-line…ou não 

 

Se o controle da sua rotina ainda é um desafio, talvez seja a hora de optar por uma alternativa mais simples e conhecida: a agenda! Seja pelo dia a dia corrido, falta de organização ou apenas preferência, muitos empreendedores acabam não se adaptando às novas ferramentas, como as citadas acima. 

 

Neste caso, para resolver o problema, o Google Agenda pode ser a solução. Basta realizar o login com uma conta Gmail e aproveitar para marcar todos os compromissos em um só lugar. Ele oferece mecanismos de mensagem, organização de atividades por cores, horários e datas, além da possibilidade de compartilhar tudo isso com outras pessoas. Por ser online, você pode acessá-la em diferentes dispositivos e ter seus compromissos sempre à mão!

 

Se preferir, a agenda tradicional também pode te auxiliar. Mas é importante que você lembre de levá-la sempre consigo, e separar um tempo, preferencialmente no início do dia, para anotar novas tarefas e incluir atualizações das atividades anteriores.

 

Com essas estratégias de organização para empreendedores, com certeza suas atividades como Franqueado se tornaram muito mais práticas, estruturadas e produtivas.