Termos que você precisa saber na hora de comprar uma franquia


Alguns termos são utilizados na rotina do franqueado, por isso, é necessário conhecê-los!


Ao iniciar no mercado de franquias, conhecer os principais termos pode facilitar a vida do interessado no setor e assim, possibilitar uma negociação mais tranquila. Confira os principais termos utilizados neste mercado:

 

Franquia 

A franquia é um modelo de negócio, onde é vendido uma licença desse negócio para que outras pessoas possam replicá-las no mercado utilizando a mesma estratégia de administração, mesmo sistema, marca, patente, etc. A Cacau Show e o O Boticário são exemplos de franquias conhecidas no mercado.

 

Em nosso caso, são duas modalidades de franquias: 

Franquia Home-Based: Empreendedores que representam e prestam assessoria para clientes interessados nas empresas do Grupo InterAg.

 

Franquia Agência: São as unidades onde os franqueados realizam seus negócios. Nas Agências são oferecidas estruturas físicas que recebem clientes e inserem pessoas no mundo cripto.

 

Taxa de franquia

É cobrada uma única vez, após assinar o contrato de aquisição da franquia. Essa taxa corresponde à concessão ao direito de uso da marca. 

 

Taxa de propaganda

É a taxa paga pelo franqueado referente a contribuição ao fundo de propaganda, pode ser cobrada de forma fixa ou variável, essa cobrança consta na COF, sendo assim, parte do contrato.

 

COF – Circular de Oferta de Franquia

A COF é um documento jurídico criado com as informações do negócio, são descritos na COF os direitos e deveres tanto do franqueado quanto da parte franqueadora, assim como todo o aspecto legal da franquia. A COF é disponibilizada antes da assinatura do Contrato de Franquia.

 

Contrato de Franquia

Assim como a COF, é um documento que institui informações e regras sobre a franquia que está sendo adquirida. O Contrato de Franquia é mais extenso por conter informações de forma detalhada. 

 

Know-how

É o ato de saber como reproduzir os serviços prestados pela franquia da mesma forma que é estabelecido pela marca. Dessa forma a franqueadora se compromete a transferir esse conhecimento para o novo franqueado.

 

Além desses, é importante que o franqueado conheça a ABF, Associação Brasileira de Franchising, que há mais de 30 anos atua no mercado com a intenção de desenvolver o sistema de franquias no Brasil e as Leis que respaldam o mercado de franquias. Aconselhamos a leitura da Lei n.° 13.966/2019, que corresponde a Nova Lei de Franquias. 

 

Franquia InterAg

Agora que você já conhece os principais termos do sistema de franchising, que tal saber mais sobre as franquias InterAg? Nossas franquias visam o crescimento do mercado cripto Brasil afora. Por meio dos nossos franqueados, mais de 27 mil pessoas já tiveram acesso ao criptomercado

 

A criptoeconomia é uma inovação dentro do mercado de franquias e você pode fazer parte dessa revolução! Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas opções de franquias.

 

Instagram InterAg

Facebook InterAg

Nosso site