Token x Cripto, qual a relação e a diferença entre eles?


Entenda de uma vez por todas o que são e em que se diferenciam o Token e os criptoativos.


Você já deve ter visto em algum lugar alguém falando sobre Token né?! Principalmente quem está inserido no criptomercado acaba se deparando com esta palavra com uma certa frequência. Por isso, hoje vamos falar sobre os Criptoativos, Tokens e Criptomoedas, assim como a relação entre eles e entender suas diferenças dentro do mundo cripto.

 

Criptoativos são ativos digitais protegidos por criptografia, onde suas operações são executadas e armazenadas em uma rede de computadores, a Blockchain. Os tokens e as criptomoedas são dois tipos de criptoativos, pois são ativos digitais atrelados à criptografia. 

 

Criptomoedas tratam-se, mais especificamente, de uma forma descentralizada do dinheiro digital. É uma moeda digital pois não existe uma cripto física, palpável, ela só existe no meio digital. E é descentralizada porque nenhuma pessoa, empresa ou governo tem o controle total delas, podendo ser realizada negociações dessas criptos sem intermediações, somente entre os próprios usuários. 

 

Token é uma representação em formato digital de ativos reais. São criados com o objetivo de serem utilizados dentro de algum ecossistema e seu valor está diretamente ligado ao valor do bem que ele representa.

 

Blockchain é onde as criptos foram criadas e também é o sistema onde elas são transacionadas e suas transações registradas. Por ser um produto totalmente descentralizado, as blockchains permitem que outros Tokens sejam criados utilizando seus sistemas. Logo, os Tokens geralmente são criados usufruindo da tecnologia de alguma blockchain que lhe permite isso.

 

Dessa forma, tanto os Tokens quanto as Criptomoedas são tipos de Criptoativos que se beneficiam da segurança, transparência e descentralização das Blockchains. Podendo ser utilizados como representação de valor que estão suscetíveis aos movimentos e expansão do criptomercado.