O que determina o valor dos Criptoativos?


O mercado de cripto é muito volátil, os valores dos ativos mudam a todo instante. Mas você sabe o que explica a valorização ou desvalorização dos criptos?


Diariamente somos bombardeados de notícias sobre o preço do Bitcoin e de outros criptos. Valorizaram atingindo alguma alta histórica ou desvalorizaram e estão caindo a vários dias seguidos. Todas essas notícias influenciam muitas pessoas no criptomercado, e para todos os bons apoiadores da criptoeconomia é essencial estar atento às notícias.

 

Mas você já parou para pensar o que realmente determina estas altas e baixas do preço dos criptoativos?

 

Já adiantando que para esta pergunta não existe uma única resposta correta. Na verdade, na grande maioria das vezes as alterações de preço dos ativos são ocasionados por um compilado de situações. Hoje falaremos de quatro situações comuns que podem influenciar na cotação dos criptoativos.

 

Projeto e Desenvolvimento do Cripto

A primeira questão que influencia no preço dos criptos é o projeto e desenvolvimento do mesmo. Basicamente é o porquê aquele cripto foi desenvolvido, qual tecnologia foi utilizada em sua elaboração e quais problemas este cripto veio solucionar. Dependendo das respostas sobre o projeto do cripto, é possível que a tendência seja que seu valor aumente. Este quesito é geralmente determinante para o valor no início da vida do cripto.

 

Lei da Oferta e Procura

Esta parte de oferta e procura poderíamos afirmar que é um dos mais, se não o mais, determinante para o valor de um criptoativo. Isso porque quanto mais um cripto é procurado, mais o seu preço irá subir, assim como quanto mais um cripto é esquecido, mais o seu preço irá cair. A cotação dos criptos variam de acordo com a demanda entre seus traders.


Movimentação das baleias

Mesmo não sendo tão decisório para a determinação do valor de um cripto como a oferta e procura, temos outras situações que podem mexer no preço de um cripto também, como a famosa movimentação de baleias. Baleias são os donos de grandes quantidades de determinado cripto, essas baleias têm tantos criptos em suas wallets que quando elas se "movimentam" (compram ou vendem), podem mexer com o mercado todo. Exemplificando, quando uma determinada wallet vende alguns milhares de Bitcoin, isso pode significar que o preço do cripto cairá, pois ao saber disso, vários outros trades também vendem seus BTC, fazendo com que tenha muitas ofertas de venda e com isso, o seu valor caia.

 

Contexto mundial

Outra situação que também pode movimentar o valor de um cripto é o contexto fora do mundo digital. Mesmo o criptomercado sendo descentralizado, algumas circunstâncias podem acarretar em queda ou alta do mercado cripto. Às vezes pode ser uma nova lei em determinado país sobre a aceitação dos criptoativos, ou algum pronunciamento de figuras públicas influentes. Até mesmo a economia dos países podem acabar movimentando este mercado.

 

Mesmo tendo várias situações que podem influenciar no preço dos criptoativos, é bom lembrarmos que o criptomercado é descentralizado e todas essas influências no preço nos provam isso. Pois dessa forma, podemos perceber que o mercado cripto não é "refém" de um único governo, uma única empresa ou pessoa, quem dita o rumo deste mercado são todas as pessoas envolvidas nele.

 

LEIA MAIS:

Você conhece os termos do criptomercado?

Análise Fundamentalista x Análise Técnica

Nem toda cripto é Bitcoin, conheça a diferença entre Bitcoin e Altcoins