Franchising: como entrar no setor


O planejamento para abrir uma franquia é essencial para ter sucesso no mercado. Por isso, alguns passos são bem importantes


O franchising é um dos principais setores da economia brasileira. O crescimento do empreendedorismo abriu as portas para esse modelo de negócios. Hoje, o mercado de franquias é um dos que voltou aos trilhos mais rapidamente no período da pandemia. Claro, que se olharmos para trás, o setor teve que se reinventar inúmeras vezes até se adaptar à situação. No entanto, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) teve uma variação positiva de 48% nos últimos 3 meses. Dessa forma, ao ter um faturamento acima de R$ 41 bilhões, o mercado voltou aos níveis de pré-pandemia.

 

Como entrar no setor?

 

Com o crescimento do franchising, muitos se perguntam como crescer nesse modelo. Um dos principais passos é bastante simples, mas muito crucial para seu crescimento: faça uma análise sincera sobre o que você quer. Saber em que tipo de mercado você se encaixa, qual seu perfil empresarial e sua quantidade disponível para remuneração. Embora esses questionamentos possam parecer básicos, eles são essenciais para o seu sucesso. 

 

Ao escolher a franquia que deseja ter, é relevante pesquisar sobre a empresa franqueadora, assim como a COF (Circular de Oferta de Franquia). A COF é um documento de extrema importância para o seu negócio, já que nele irá conter as condições gerais do negócio, bem como uma minuta a respeito do contrato da franquia. Com isso, você estará preparado para seguir o próximo passo: a escolha da localização. 

 

A localização ou ponto comercial deve conversar muito com a imagem que a franqueadora pretende passar. Por exemplo, se a sua franquia pertencer a uma empresa de varejo, o ponto comercial deve ser um local com boa exposição e movimentação. Ou seja, é necessário que haja uma conversação entre o marketing, imagem e localização da sua franquia. 

 

Além disso, é imprescindível entender o seu papel como franqueado. Geralmente as franqueadoras estabelecem uma série de normas e regras que devem ser respeitadas. Segui-las é crucial para estabelecer sucesso no seu negócio. Dessa forma, é muito importante você ter todas essas informações na palma da sua mão. 

 

Franquias InterAg

 

A InterAg é uma franqueadora, disponibilizando dois tipos de franquias, a Franquia Agência e a Franquia Home-Based. A Franquia Agência é especialmente para empreendedores que desejam dispor de um espaço físico da InterAg e ainda gerir uma equipe de Franqueados Home-Based. Já a Franquia Home-Based é para os pequenos empreendedores que gostariam de mais flexibilidade e autonomia para atuar de onde desejarem, lembrando que terão os espaços da Franquia Agência a qual pertencem para a utilização também. 

 

Para saber mais sobre as Franquias da InterAg acesse o nosso site (www.interag.com.br) e nos siga nas redes sociais (@interag.group).  

 

LEIA MAIS: 

 

Swing Trade x Day Trade

Conheça os tipos de Wallets!

Você sabe o que é DeFi?