Disrupções Tecnológicas e o mundo cripto


Você sabe o que é uma tecnologia disruptiva? Conheça agora três principais exemplos deste tipo de tecnologia e o que eles trouxeram como benefícios para todos nós.


Em toda a história da humanidade podemos perceber vários tipos de disrupção tecnológica,  marcos históricos que mudam conceitos e trazem abertura para novos produtos e serviços tecnológicos, trazendo mudança e uma ruptura nos padrões já estabelecidos.

 

Hoje falaremos de três tipos de tecnologia disruptiva que são extremamente importantes para nós nos dias atuais: a Tecnologia das Coisas (IOT), a Inteligência Artificial (IA) e a Tecnologia Blockchain.

 

Internet da Coisas (IOT)

A Internet das coisas é basicamente o conceito de conectar à internet tudo o que for possível (todas as coisas) do nosso cotidiano. Ela é uma tecnologia disruptiva que mistura conectividade, inteligência e estrutura física. 

 

Exemplos desta tecnologia são: carros com wifi e internet com assistente de viagem pessoal; geladeiras conectadas à internet que avisam sobre alimentos que estão acabando, e até conversam com as pessoas trazendo receitas online; acessórios como o relógio que marca passos, mostra mensagens recebidas no smartphone ao qual está conectado e realiza pagamentos apenas com a aproximação. Tudo isso além dos tradicionais computadores, televisores, aparelhos celulares, câmeras de segurança e etc.

 

Inteligência Artificial (IA) 

A Inteligência Artificial surgiu com o objetivo de permitir que os sistemas tomem decisões independentes com base em dados digitais cadastrados anteriormente, simulando a inteligência humana. É como se máquinas pensassem como os humanos, de forma racional perante determinadas situações.

 

Alguns exemplos dessa tecnologia são: a assistente virtual dos smartphones, que entendem o que a pessoa deseja e abre apps, faz chamada e até escreve e envia mensagens; exames e diagnósticos médicos, alguns dependem da Inteligência Artificial para uma melhor assertividade; no transporte também vemos a atuação da IA muito presente, seja nos aplicativos que calculam a melhor rota, desviando de acidentes e congestionamento, como também no transporte público, rastreando automóveis.

 

Tecnologia Blockchain

A Blockchain é uma tecnologia que garante a segurança e o rastreamento de transações e informações pela internet. Ela é formada por vários blocos, em cada bloco há dados validados que não podem ser apagados ou alterados, esses blocos se conectam formando uma rede de blocos, por isso o nome Blockchain (corrente de blocos).

 

A Blockchain é sinônimo de segurança e é protegida por criptografia, alguns exemplos da utilização da blockchain são: os contratos inteligentes são muito utilizados nas redes blockchain, que valida esses documentos; transações financeiras também estão sendo utilizadas dentro desta rede; a blockchain é onde os criptoativos são transacionados, é por isso que os criptos vêm ganhando espaço no mercado, por toda a segurança e transparência oferecida por suas redes blockchains. 

 

As três tecnologias disruptivas nos dias de hoje

Esses foram três exemplos de tecnologia disruptiva, que vieram para revolucionar o meio tecnológico trazendo inovação e desenvolvimentos para várias áreas. Atualmente a Tecnologia Blockchain têm sido um assunto em alta, e temos aprendido cada vez mais com ela. Mas não podemos negar que a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas estão presentes em nosso cotidiano, fazendo parte da nossa vida e nos auxiliando em diversas ocasiões também.