Você conhece os termos do criptomercado?


Estamos rodeados de vários termos e siglas no mercado de cripto, mas será que conhecemos todos eles? 


Seja no mercado financeiro tradicional ou mercado de criptoativos, existem vários termos e linguagens utilizadas para explicar alguma ação ou sentimento que talvez você não conheça. Por isso, vamos explicar 5 termos que são muito comuns vermos em nosso dia a dia no mundo cripto, são eles: FOMO, FUD, HODL, DAY TRADE e BUIDL.


FOMO (Fear Of Missing Out)

Fear Of Missing Out significa medo de ficar de fora, ou então o medo de perder uma oportunidade. É um sentimento que está muito presente no criptomercado, acontece quando vemos um ativo subindo ou várias pessoas falando e comprando determinada cripto, e então enxergamos uma oportunidade de lucro. Mas nem sempre esta compra repentina e não programada acontece no melhor momento, muitas vezes o FOMO faz com que a pessoa compre em um momento não apropriado, como em um pico de alta, o que não é recomendado para o foco no curto prazo.


FUD (Fear, Uncertainty, and Doubt)

Fear, Uncertainty and Doubt significa medo, incerteza e dúvida, basicamente é o ato de espalhar medo e desinformação para obter vantagens. O FUD é comparável com a fake news, onde são espalhadas notícias falsas ou tendenciosas sobre uma informação a fim de gerar medo, incerteza e dúvida nas pessoas. Geralmente o FUD faz com que as pessoas vendam seus criptos em um momento não programado, fazendo com que elas percam dinheiro e saiam das suas posições. Esta tática é muito utilizada com o objetivo de lucrar com a queda de preço de um ativo.


HODL (ou Buy and Hold)

Derivada da palavra Hold (manter), o termo Hodl é bastante utilizado no mercado cripto. Significa comprar e manter por um longo período de tempo, independente da direção do mercado ou da variação de preços. É utilizada para descrever a compra de ativos a fim de manter a posição, visando a realização de lucros no longo prazo. 


Day Trade 

Day Trade significa compras e vendas ao longo do dia, ao contrário de Hodl, onde os ativos são negociados diariamente. Quem faz day trade precisa ter um conhecimento maior sobre análise técnica e também dispor de mais tempo acompanhando gráficos. Tudo para encontrar a melhor hora de compra e venda dos ativos. O day trade visa o lucro para o curto prazo, comprando um cripto em baixa e logo em seguida vendendo-o por um valor maior do que foi pago, ou vice e versa.   


BUIDL 

O termo Buidl deriva de Build (construir), é a ideia de que pessoas que realmente acreditam no criptomercado o ajudem a continuar crescendo, se mantendo ativos e contribuindo para a construção deste novo mercado. Muito utilizado para incentivar os participantes do mundo cripto a manterem o foco e continuar com seus ativos mesmo com as variações de preços, pois acreditam nos benefícios que a tecnologia blockchain e os criptoativos trazem a todos. 


Podemos perceber como estes termos têm os mais variados significados, entender o que cada um representa é importante para compreender ainda mais o criptomercado e não ficar de fora de nenhuma informação relevante.