Do tradicionalismo para o futuro


A importância pela mudança dos moldes monetários tradicionais passa por algumas questões, mas se faz cada vez mais necessária


O dinheiro e suas formas de troca passaram por um longo caminho em nossa sociedade, desde alimentos e ouro, até o dinheiro fiduciário e a moeda do futuro, que são os criptoativos. Durante todo esse período, erros foram encontrados para que outros moldes fossem desenvolvidos, esses que iam trazer uma versão melhorada e diversificada do mundo monetário. Porém, uma questão que nunca foi levada em consideração foi a praticidade e a totalidade de segurança por parte de quem possui qualquer quantia de dinheiro.

 

Os bancos tradicionais foram os primeiros a tentarem algo diferente mas, mesmo assim, falharam na questão de segurança, usabilidade e competência por não estarem habituados com o futuro digital. A ideia surgiu quando esses mesmos bancos começaram a desenvolver aplicativos, esses que forneciam todas as operações possíveis dentro do meio digital e na palma de sua mão. Mas, com essa continuidade de erros e desconfiança por parte dos clientes mais saudosistas e tradicionais, se abriu uma brecha significativa.

 

Essa brecha foi aproveitada pelo mercado financeiro digital, que começou a dar as caras ao mercado em meados de 2008 com o Bitcoin e a Blockchain. Essa última citada, foi desenvolvida para solucionar a questão da segurança, enquanto o ativo vinha para ser a solução do futuro em termos de praticidade, usabilidade, facilidade e confiança. Na Blockchain, tudo é analisado, armazenado e registrado para que todo público interessado veja as operações e transações realizadas, e isso é algo que nunca existiu em bancos tradicionais.

 

A transparência foi algo que o mundo monetário sempre falhou, tanto nas questões de taxas que aparecem do nada em sua conta, como outros detalhes desconfortáveis que não são explicados na hora que se cria uma conta. Nessa questão, o criptomercado sempre foi muito forte, já que foi desenvolvido em cima desses moldes, propondo uma solução ideal e consistente. Mas, agora você deve estar se perguntando, por qual motivo é importante o mercado monetário migrar do tradicional para o futuro?

 

O mercado financeiro digital nasceu para ser uma ramificação importante do mundo digital, seguindo suas tendências e sua evolução. Em um dia, o criptomercado pode se apropriar de uma solução para criar tal ferramenta, mas essa solução pode se tornar obsoleta facilmente, já que o digital nunca para de evoluir. Desta forma, o setor dos criptoativos acaba por desenvolver uma gama enorme de soluções que vão ser muito relevantes para nosso presente e futuro, propondo a melhor versão possível do mercado financeiro. O criptomercado é importante por sua facilidade de inovação, sua abertura para novas soluções e seu apreço em propor o que há de melhor para facilitar a vida de todos em seu cotidiano.