O que é Hash?


Cada hash gera uma sequência de números que registram informações de forma segura e criptografada


As transações realizadas dentro do sistema Blockchain possuem vários números, todos eles são criptografados e precisam de um controle para não se repetirem. Esse controle é feito através de uma série de números, chamados de "função hash" e são registrados em cada bloco de transações.

 

A fim de evitar fraudes, a função hash é formada por sequências variáveis e possui um número final determinado de caracteres, sendo um grande número ou apenas dois ou três caracteres. A hash terá o mesmo tamanho de saída, por exemplo, a palavra "Euro" teria a mesma quantidade de números da palavra "criptoativos", mas com sequências distintas e cada alteração feita, geraria uma nova hash. 

 

Matematicamente, é praticamente impossível que a mesma hash seja gerada de forma repetida e, caso isso aconteça, existem os mineradores que fazem a validação desses dados e a junção de blocos. Os mineradores passam com seus potentes computadores dia e noite ligados para que cada bloco seja autenticado.

 

São esses detalhes que tornam o mercado financeiro digital um setor único e diferenciado. Mas isso não se deve ao termo em si trabalhado aqui, mas como ele funciona e contribui para o funcionamento geral da valorização de ativos virtuais. O hash é essencial, da mesma forma que outros termos e soluções também são. A InterAg trará semanalmente conteúdos como esse, então fique antenado e continue abrangendo seus conhecimentos no setor conosco.

 

Fontes:

 

https://www.investopedia.com/terms/h/hash.asp

 

https://www.dicionariofinanceiro.com/blockchain/