O mistério de Satoshi Nakamoto


Pseudônimo do criador do Bitcoin ainda conta com sua identidade no anonimato


O surgimento do Bitcoin em 2008 foi cercado de mistério, um suspense que de começo fazia alusão em como o ativo surgiu, qual era o seu significado e como foi a sua concepção. Porém, o artigo “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System” foi essencial para esclarecer muitos detalhes, estabelecendo o ativo como algo confiável e muito inovador. Mas, ainda tinha um detalhe importante em relação ao criador da moeda que hoje é a mais famosa e valiosa do criptomercado. Estamos falando de Satoshi Nakamoto, mas quem realmente é o desenvolvedor do criptoativo?


Pelo nome, muitos pensavam ser um intelectual asiático com forte conhecimento no mercado financeiro. Isso aconteceu pelo fato de que Satoshi é apenas um pseudônimo, não sendo o nome real de seu criador. Muito além disso, ao passar dos anos muito se foi debatido sobre a possibilidade de “Satoshi” ser um conjunto de pessoas, algo que ainda não foi esclarecido. Nesse meio tempo, o Bitcoin foi se desenvolvendo, com seu código aberto ao mercado em 2009 e o primeiro campo de dados da Blockchain desenvolvida pelo mesmo pseudônimo.


Além da teoria de muitos idealizadores, alguns nomes começaram a surgir no imaginário comum por diversos motivos, seja pelo conhecimento como pela escrita similar e o discurso. Entre os nomes que emergiram nesse cenário estão Hal Finney, Nick Szabo e um dos mais conhecidos, Dorian Nakamoto. O caso de Dorian é mais complexo, já que até seu sobrenome se assemelha ao pseudônimo. Mas, mesmo com as ideias semelhantes e tudo que indica ao seu nome, Dorian negou diversas vezes seu envolvimento com a criação do Bitcoin.


Assim, o real nome e identidade do criador do maior criptoativo do mundo ainda é um mistério mas, o que já não é mais mistério, é o sucesso e eficiência do ativo que vem ditando as regras do mercado do futuro. Sua ideia de desenvolver um sistema baseado no Peer-to-Peer, caminhando pelo Proof of Work, ajudou na criação de diversas soluções e ativos do criptomercado. Hoje, o nome Satoshi também é parte do vocabulário cripto, consistindo na menor divisão de um BTC (0.00000001 BTC). Baseado em confiança e um sistema claro de segurança, o Bitcoin conquista o mercado, por isso ainda existe uma curiosidade sobre Satoshi. Será que um dia descobriremos quem criou a solução do futuro das finanças?


Por enquanto não temos a resposta, e talvez ela não seja necessária em um campo que é tão consistente e confiável como o mercado financeiro digital. A dúvida e a curiosidade move o imaginário popular, é verdade, e não seria nenhum problema ver no futuro o reconhecimento de um intelectual que desenvolveu uma solução revolucionária. Mas, nesse meio tempo, temos a oportunidade de trabalhar constantemente esse ativo, entendendo suas dimensões e o quanto ainda irá impactar o trabalho e a filosofia do mercado financeiro digital.