História do Dia do Trabalho no Brasil

Influenciados por mudanças trabalhistas internacionais, o feriado entrou em vigor no país em 1924 e se fortaleceu com a criação da CLT


O trabalho, em si, é algo dignificante, qualificatório e de ampla importância no desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo inserido na sociedade. Sua importância não é recente, caminhando por lutas e trajetos culturais que nos trazem ao nosso cenário atual. Essa história se iniciou em 1886, nos Estados Unidos, devido aos esforços de trabalhadores que realizaram uma paralisação para reivindicar condições de trabalho mais adequadas.


Esse marco inicial acabou por se espalhar pelo mundo, sendo que cada país usou o acontecimento para adequar suas condições de trabalhos locais, com um fator em comum, o dia 1º de maio como data de comemoração dessa conquista trabalhista. Ao redor do mundo, a data é celebrada e festejada, virando feriado nacional na maioria desses países. O Brasil acompanha esse trajeto, mas as mudanças ocorreram um pouco depois.


Em solo brasileiro, o feriado entrou em vigor no ano de 1924, no governo do então presidente Artur da Silva Bernardes, por meio do Decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924. Influenciados por imigrantes europeus e na tendência mundial de lutar por direitos trabalhistas, o país finalmente começou a lutar contra as grandes e exageradas jornadas de trabalho, falta de direitos, entre outros empecilhos. A data representava a resistência da época, festejada com viés de protesto por melhores direitos.


No governo de Getúlio Vargas, o Dia do Trabalho começou a ser festejado por meio de passeatas, mas as mudanças não pararam. No dia 1º de maio de 1943, o Decreto nº 5.452, de 1º de maio de 1943, aprovou a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), um projeto que Vargas assinou junto ao ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Alexandre Marcondes Machado Filho. Antigamente, o dia também era aclamado com ansiedade, já que representava a data do reajuste anual do salário mínimo no Brasil.


Quase um século depois da implementação do Dia do Trabalho no Brasil, vemos cada vez mais como o trabalho é importante, como ele desenvolve nossas qualidades e nos ajuda a melhorar o que ainda não sabemos fazer. No dia 1º de maio de 2020, a InterAg Group reconhece a importância de todos os trabalhadores de todas as áreas do mercado, e especialmente de todos que atuam conosco e fortalecem o mercado financeiro digital!